Se o Montoya não assistiu ao vÃdeo da vitória nas 500 Milhas de Indianápolis que recomendamos há poucos dias, parece que Michael Andretti pelo menos andou remexendo na videoteca e conferindo os momentos do passado para ter a boa ideia. O chefão da Andretti Racing está tentando viabilizar o retorno do colombiano à categoria, agora que as portas da Chip Ganassi se fecharam na Nascar.
“Conversei com Juan sobre a Indy e disse que vamos encontrar uma forma de juntar tudo. Corri contra ele e o considero um dos melhores pilotos com quem já competi”, comentou Andretti no último fim de semana. E ele sabe de forma direta do que está falando, pois conferiu na pista, trocando tinta, a capacidade de Montoya.
A dupla, por sinal, protagonizou diversas batalhas nada amistosas na pista, duas delas muito marcantes e que vale rememorar. A mais impressionante delas ocorreu nas 500 Milhas de Michigan de 2000. Montoya estava numa temporada muito difÃcil, com o novo motor Toyota abaixo dos rivais ainda em desenvolvimento. Ainda assim, na prova mais veloz do ano ele conseguiu excelente acerto e se colocou na liderança para as voltas finais.
Andretti, contudo, vinha embalado atrás com o comprovado Ford Cosworth e iniciou o ataque a cinco voltas do fim. A dupla trocou de posições várias vezes, a centÃmetros de distância do muro até a bandeira branca. Quando esta veio, indicando a última volta, Montoya deu o bote na primeira curva, passando à liderança. O movimento, contudo, pareceu ser um erro, pois dava a chance de Andretti pegar o vácuo e atacar na curva final rumo à bandeirada.
Foi o que aconteceu, mas o colombiano se recusou a ceder a linha para o rival. Andaram dezenas de metros lado a lado e Michael tentou encaixotar Montoya atrás de um retardatário. Tocaram rodas, quase perderam o controle a 350 km/h, mas o colombiano estoicamente manteve o pé no acelerado, ainda conseguiu um pouco de velocidade com o vácuo do carro à frente e cruzou com um bico de vantagem para vencer. Um clássico para ver e rever no vÃdeo abaixo.
Nessa oportunidade, todos sobreviveram, mas no ano anterior a história tinha sido bem diferente… Em prova realizada no oval de Motegi, no Japão, a dupla fez sair faÃsca também. Desta vez, Andretti é que liderava a corrida e não tinha intenção de deixar passar. Montoya, com a confiança de que era predestinado ao tÃtulo, colocou no vácuo, puxou de lado e, mesmo não tendo completado a ultrapassagem, ignorou a tangência do rival.
Andretti nem viu o colombiano no retrovisor e fez a tomada normal da curva. Resultado: os dois carros se enroscaram e foram direto para o muro. Carl Haas irado, foi tirar satisfações com Montoya nos boxes, afirmando que o colombiano queria matar seu piloto. Chip Ganassi, coitado, pediu calma ao outro chefão e acabou levando uma bofetada na frente das câmeras! Um papelão, que Andretti, claro, passou longe e foi para casa.
O pega foi de arrepiar entre os dois…