As mulheres tiveram voz ativa no ano de 2015. Depois de muitos discursos, movimentos, sociais e o feminismo ganhando cada vez mais espaço, agora foi a vez da premiada fotógrafa Annie Leibovitz defender mais uma causa por meio da sua arte. O Calendário Pirelli de 2016 teve a sua assinatura e ela quis retratar as mulheres exatamente da forma como são, ressaltando as qualidades de cada uma, disse na coletiva de imprensa da apresentação da peça.
O Calendário Pirelli é publicado desde 1964 e ainda que não continuamente, ele já produziu imagens de lendário fotógrafos como Richard Avedon, Mario Testino e Bruce Weber. Annie já havia feito a edição de 2000 com bailarinas e para o ano de 2016, o tema foi o empoderamento feminino. Não importa a idade, raça ou padrão de beleza, o que importa é representatividade e a diversidade.
A única modelo profissional presente foi Natalia Vodianova, as outras protagonistas são Kathleen Kennedy (presidente da LucasFilm), Agnes Gund (colecionadora de arte, com a neta Sadie Rain Hope-Gund), a tenista Serena Williams, a escritora Fran Lebowitz, a presidente da Ariel Investments Mellody Hobson, a cineasta Ava DuVernay, a escritora e editora Tavi Gevinson, as artistas Shirin Neshat e Yoko Ono, a cantora Patti Smith e as atrizes Yao Chen e Amy Schumer.
A seguir, uma das imagens de divulgação do Calendário de Amy Schumer, Patti Smith, Serena Williams e Yao Chen, que escreveu o prefácio da peça. E exatamente como Annie quis, cada personalidade tem a sua caracterÃstica única bem evidenciada no clique e claro, que representa várias gerações, tipos e mulheres que existem por aÃ.
Fotos: Divulgação / Picarelli / CPÂ